Como consultar o resultado da perícia do INSS? [3 formas]

Aprenda em um passo a passo simples e completo como consultar o resultado da perícia do INSS. Depois de toda a ansiedade e apreensão na realização do exame, é chegada a hora de saber se o benefício foi deferido.

A boa notícia é que a conclusão sai no mesmo dia após as 21 horas e existem três principais formas de saber qual foi a decisão do INSS:

  1. Pela Central do INSS no número 135
  2. Pelo site Meu INSS
  3. Pelo sistema SABI

Vamos detalhar e te mostrar o passo a passo em vídeo para você descobrir como consultar o resultado da perícia do INSS e saber se o seu benefício foi deferido ou negado.

Para isso você vai precisar dos seguintes dados:

  1. Número do NIT ou NIS
  2. Número do CPF
  3. Número do benefício (NB)

De posse dessas informações vamos aprender a consultar o resultado da perícia do INSS.

Como consultar o resultado da perícia do INSS pelo 135

Pelo 135 não tem mistério, basta informar seus dados, tais como Nome, CPF e NIT. O atendente informará o resultado na hora. Mas se você não pode ligar ou não quer esperar um atendente, pode consultar pela internet de forma rápida e fácil através do celular, computador ou tablet.

Como consultar o resultado da perícia do INSS pelo Meu INSS

Outra forma mais simples e rápida de consultar o resultado da perícia do INSS é através da internet. A vantagem desse método é que você não precisa ficar esperando um atendente. Basta entrar no site e informar os dados requeridos.

Aliás, aqui você pode saber o resultado da perícia do INSS por meio de dois sites diferentes. Caso você não possua a senha do Meu INSS pode fazer pelo site do sistema SABI

Caso ainda tenha dúvidas de como consultar o resultado, pode acompanhar um passo a passo em vídeo aqui.

Auxílio-doença negado. O que fazer?

Primeiro ponto, não se desespere. Eu sei que é difícil, mas é muito comum o INSS negar os benefícios por incapacidade na via administrativa.

Você terá três opções pela frente e precisa pensar cuidadosamente em cada uma delas para obter o melhor resultado.

Concordar com o INSS

Recorrer da decisão

Ajuizar uma ação judicial

Conclusão

Após o resultado da perícia, ainda podem pairar novas dúvidas acerca de como recorrer da decisão, caso seja negativa, ou como sacar o benefício.

Você pode ter dúvidas também sobre as doenças que geram incapacidade. Para todas essas perguntas eu preparei um guia completo e você pode ler aqui

Aline Peixoto
Aline Peixoto
Advogada. Bacharel em direito pela PUC-Rio. Pós-graduada em direito previdenciário e direito público. Especialista em benefícios do INSS

Consulte um especialista

Fique informado!

Receba notícias exclusivas sobre a Previdência Social de quem entende do assunto.

Também não gostamos de spam e prometemos manter seu e-mail seguro.